Treinamentos

Cursos, treinamentos vivenciais, palestras e workshops com o objetivo de capacitar, preparar para certificações e conscientizar os profissionais utilizando formas eficazes de aprendizado práticas e objetivas.

Os treinamentos são ministrados In Company ou nas instalações da Modelo PM, conforme as necessidades do cliente.

 

PRINCIPAIS CURSOS:

  • PREPARATÓRIO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP® OU CAPM®

Capacita o profissional para a obtenção da certificação PMP® – Project Management Professional (para profissionais que já atuam com gestão, coordenação ou liderança de projetos) ou para a obtenção da certificação CAPM® (para profissionais iniciantes ou que ainda não ingressaram na carreira de gerenciamento de projetos, além de membros de equipes de projetos).

Essas certificações emitidas pelo PMI ® – Project Management Institute são mundialmente reconhecidas como referência para os profissionais da área de Gerenciamento de Projetos.

A ModeloPM atua com instrutores certificados, capacitados e atuantes no mercado de trabalho, além de oferecer flexibilidade na carga horária (40 a 88 horas), atendendo com cursos abertos ou in-company.

Para que os participantes possam se desenvolver melhor ao longo do curso, são apresentados simulados com milhares de questões, fóruns de discussão, além de apostilas e livro de destaque.

 

  • GESTÃO AVANÇADA DE RISCOS
    + PREPARATÓRIO PARA A CERTIFICAÇÃO PMI-RMP®
  • Capacita o profissional nas melhores práticas de Gerenciamento de Riscos em projetos e prepara aqueles que desejarem (opcional) para a obtenção da certificação PMI-RMP® – Risk Management Professional emitida pelo PMI ® – Project Management Institute e mundialmente reconhecida como referência para os profissionais da área de Gerenciamento de Projetos que atuem com foco no Gerenciamento de Riscos.

     

    • GESTÃO AVANÇADA DE TEMPO (CRONOGRAMAS)
      + PREPARATÓRIO PARA A CERTIFICAÇÃO PMI-SP®

    Capacita o profissional nas melhores práticas de Gerenciamento de Tempo (cronogramas) em projetos e prepara aqueles que desejarem (opcional) para a obtenção da certificação PMI-SP® – Scheduling Professional emitida pelo PMI ® – Project Management Institute e mundialmente reconhecida como referência para os profissionais da área de Gerenciamento de Projetos que atuem com foco no gerenciamento de Cronogramas.

     

    • PRÁTICA E FUNDAMENTOS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    Esse treinamento oferece uma boa visão dos fundamentos do gerenciamento de projetos por meio de uma experiência prática e lúdica aos participantes, segundo as práticas do PMI – Project Management Institute. Será apresentada a estrutura do modelo PMBOK® – Project Management Body of Knowledge de uma forma simples, inserida em um contexto que permite ao profissional entender como o modelo se encaixa no ciclo de vida de um projeto, abordando os pontos críticos que devem ser controlados para que se possam obter melhores resultados dos seus projetos no dia a dia, buscando-se atingir os objetivos de prazo, custo, escopo e qualidade definidos pelas empresas.

    • TREINAMENTOS VIVENCIAIS

    Permitem a experimentação de situações típicas e adversas em um ambiente controlado e propício ao trabalho em equipe, estimulando o processo de formação de equipe, elemento essencial para o sucesso em todos os empreendimentos. A grande maioria dos treinamentos focados em planejamento oferece pouca oportunidade do aluno praticar os conceitos. A intenção do treinamento experiencial é colocar o aluno frente a problemas simples e lúdicos para “tangibilizar” seu conhecimento, ou seja, aplicar de forma simples e rápida o que foi desenvolvido na teoria. O Domo Geodésico, por exemplo, oferece a oportunidade de forma rápida à aplicação dos principais conceitos de gerenciamento de projetos. Este projeto foi reconhecido em 2005 com um prêmio concedido pelo PMI® – Project Management Institute – como o Melhor Projeto do Ano no Mundo por sua contribuição ao aprendizado de gerenciamento de projetos, sendo até hoje o único projeto brasileiro a obter este reconhecimento. Esse treinamento é aplicado pelo próprio criador (José Finocchio Junior). Outros temas trabalhados são a construção de protótipos como pontes, torres, entre outros.

    • PROJECT MODEL CANVAS

    O Project Model Canvas, criado por José Finocchio Jr, parceiro da Modelo PM, é uma metodologia robusta de gerenciamento de projetos, sem o preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia. Ela é ideal para ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento, mas que se caracterizam por inovação, alta dinâmica dos negócios, muitos projetos em paralelo e nos quais soluções rígidas e engessadas não se aplicam. O Project Model Canvas concentra-se no essencial, na “alma” do projeto e permite que os stakeholders participem da concepção do plano. Esse é um excelente instrumento para um melhor entendimento e consequentemente uma melhor “venda” do projeto aos stakeholders.

    O plano tradicional e completo de um projeto, que produz um documento com 50 páginas e 12 artefatos, não se adequa à velocidade e agilidade do mundo atual. O Project Model Canvas traz uma forma simples e interativa de se mostrar os pontos-chave do planejamento do projeto, trazendo maior participação, envolvimento e comprometimento pelas partes interessadas.

    Hoje as pessoas estão acostumadas a irem direto ao ponto e, de uma maneira resumida, transmitir a mensagem necessária. A metodologia do Modelo Mental de Projetos (Project Model Generation) traz todas essas vantagens: rapidez, geração de um plano completo, facilidade de visualizar o todo, facilidade de integrar e de comunicar.

    O instrutor Armando Oliveira, sócio da Modelo PM, foi o primeiro instrutor treinado, homologado e autorizado pelo autor da metodologia Project Model Canvas, José Finocchio Jr, a ensinar, transmitir e dar coaching sobre o conteúdo desta metodologia. A Modelo PM distribui os materiais do Project Model Canvas respeitando as regras de autoria do Prof. José Finocchio, de acordo com as licenças Creative Commons.

    • TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALTO IMPACTO

    Nas pequenas e grandes corporações, os profissionais estão cada vez mais envolvidos com a preparação, elaboração e condução de apresentações. Tais apresentações são utilizadas em diversas ocasiões importantes, como encontros com funcionários e membros de equipes, gestores, alta direção, fornecedores, clientes, dentre vários outros. O objetivo deste curso é fornecer bases para que o participante possa planejar, construir e executar apresentações de qualidade e alto nível. O conteúdo teórico é baseado em grandes nomes do assunto e a parte prática do treinamento permite ao participante a oportunidade de testar e melhorar de fato as suas habilidades de apresentação.

    • GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS

    Este curso apresenta as duas abordagens mais populares em gerenciamento de programas.  O PMI Standard for Program Management e o método “Managing Successful  Programs – MSP®” de Cabinet Office (Governo Britânico). O padrão do PMI será apenas introduzido, mas o curso será baseado no modelo britânico que representa uma melhor prática comprovada de gerenciar tais programas entregando com sucesso as mudanças transformacionais mediante aplicação de gerenciamento de programas. MSP® define gerenciamento de  programas como “the action of carrying out the coordinated organization, direction and implementation of a dossier or projects and transformational activities to achieve outcomes and realize benefits of strategic importance to the business”. Treinamento conduzido por um dos principais instrutores do país nesse assunto.

    • TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS

    O treinamento apresenta técnicas de negociação e gestão de conflitos, com foco principal desses temas em um típico ambiente de projetos. A negociação é vista como uma técnica a ser utilizada pelo gerente de projetos não apenas para gerenciar conflitos em suas equipes como também para lidar diariamente com os diversos stakeholders como pares, clientes, fornecedores, patrocinador, dentre outros. São apresentadas as abordagens de autores de referência mundial no assunto, por meio de teoria, filmes, exercícios e dinâmicas.

    • GESTÃO FINANCEIRA DE PROJETOS

    Gerentes de programas e projetos tomam decisões sobre mobilização e gasto de recursos que têm reflexos econômico-financeiros na sua organização. Tais gastos devem ser devidamente programados e financiados. A organização tem uma dada capacidade para arcar com os compromissos que são refletidos no seu balanço patrimonial e demonstrativos financeiros, bem como nos planos econômico-financeiros nas dimensões estratégicas, táticas e operacionais.  O participante analisará e interpretará demonstrações financeiras, aplicando elementos e conhecimentos básicos de finanças e contabilidade, a fim de entender a estrutura e gestão financeira nos negócios, tomadas de decisões e avaliação dos impactos destas, nas operações da organização.

    • GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES EM PROJETOS

    O curso visa transmitir um panorama de todas as fases da contratação, a partir das exigências ou requisitos, até o fechamento. Modalidades de incentivo podem ser usadas para melhorar os resultados do contrato. Este curso explora essas questões vitais, da perspectiva do gerente de projetos, ressaltando seus papéis e responsabilidades, que são um grande fator de influência sobre como o trabalho é executado. Palestras são combinadas com estudo de casos, exercícios e simulação de negociação, para maximizar a experiência do aprendizado.

    • EVM – EARNED VALUE MANAGEMENT – GESTÃO DE VALOR AGREGADO EM PROJETOS

    O Gerenciamento de Valor Agregado (GVA) ou Earned Value Management (EVM) é uma metodologia de gerenciamento usada para medir o desempenho dos projetos. Ao integrar aspetos de custos, cronograma e trabalho realizado versus planejado, o GVA permite um controle em tempo real do orçamento e prazos dos projetos, além de dar um suporte efetivo para a realização de previsões relativa ao comportamento futuro dos projetos. O GVA não elimina os problemas de um projeto, mas ajuda a identificar situações antes que elas se tornem ameaças.

    • USO DO WBS-CHART PARA CRIAÇÃO DE EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROCESSOS

    Habilitação (na prática), no Processo, na Técnica e nas Ferramentas de construção de Estruturas Analíticas de Projetos (WBS). Durante o curso serão elaborados casos reais propostos em treinamento e também casos a escolha dos participantes (projetos profissionais e pessoais). Serão utilizadas as principais ferramentas de construção de WBS do mercado (WBS Chart Pro, MindView Business e WBS Tool) além da aplicação (também prática) de suas integrações com o Microsoft Project, para a geração automática de estruturas prontas de cronogramas.

     

    OUTROS CURSOS - Consulte-nos:

    • Habilidades Interpessoais no gerenciamento de projetos
    • Planejando e Monitorando projetos com o Microsoft Office Project
    • Gerenciamento de Portfólio
    • Implementação de PMO – Project Management Office
    • Gerenciamento e Controle de Mudanças em projetos
    • Gerenciamento das Comunicações em projetos
    • Gerenciamento de RH e Liderança em projetos
    • Gerenciamento de Escopo em projetos
    • Gerenciamento de Tempo em projetos
    • Gerenciamento de Riscos em projetos
    • Oficinas de projetos – Aplicando processos na prática